Teatro Comentado

O blog do Casarão de Ideias está lançando o projeto Teatro Comentado, que consiste em colocar em prática o exercício da reflexão teórica sobre as artes cênicas na Cidade de Manaus. O contexto da capital do Amazonas é carente em literatura sobre as artes em geral - o Teatro em especial -, por isso esse espaço nos parece de extrema relevância. Para essa empreitada escolhemos três principais comentadores: Clayton Nobre, Denni Sales e Francis Madson.

Antes de apresenta-lhes os comentadores, cabe explicar o porquê do título do projeto. A ideia de se ter um Teatro comentado vem da etimologia das duas palavras. Primeiro: Teatro, do grego théatron, lugar onde se assiste a um espetáculo, espectadores, o próprio espetáculo. Concebemos o Teatro como o lugar de onde se vê, portanto caberá aqui comentários não só de literatura dramática encenada, mas também de dança, de leituras dramatizadas e até de outros "espetáculos" que os autores julgarem dignos do nome.

Segundo: comentar, do latim commento, as, ávi, átum, áre, meditar, pensar em; compor, escrever sobre um assunto; comentar, anotar, explicar, discutir; imaginar, descobrir. Tomamos o vocábulo sob o ponto de vista de quem escreve sobre um assunto, discute, imagina. Então, não se trata de crítica, no sentido de julgar algo, mas sim de anotar, explicar e até comparar.

Nesse caminho, no de lançar à comunidade amazonense um espaço de debate sobre o Teatro (lugar onde se vê) e, quiçá, mostrar o teatro manauara ao restante do Brasil, nasce o projeto Teatro Comentado. Responsáveis pelos textos estão os já citados autores e eu mesmo, Vitor Lima. A seguir a apresentação de cada um (por ordem alfabética).

Clayton Nobre

Jornalista e ator de teatro. É bacharel em Comunicação - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve pesquisa sobre os aspectos estéticos e imagéticos do teatro em área de concentração sobre Comunicação e Sociabilidade Contemporânea. Foi ator do Laboratório de Investigação Teatral (2004-2006) e desde 2007 integra o grupo de teatro Baião de Dois, participando dos espetáculos Torturas de Um Coração, Coquetel Molière, O Auto do Boi e De P a P - Da Paquera ao Parto.

Contato:clayton.nobre@gmail.com
@claytonnobre

Denni Sales
É ator, diretor, dramaturgo e performer. Cursa Filosofia na UFAM. Integra o TESC (Teatro Experimental do SESC-AM) e coordena o espetáculo de humor Sábados Detonados onde também atua e escreve textos.  Atua também em mídias áudio-visuais. Em 2010 foi ganhador do concurso de dramaturgia Álvaro Braga, no gênero comédia, com o texto A diabólica Mary Spears. Atualmente assina a direção e a dramaturgia do espetáculo Coisas para depois de Meia Noite.


Contato:dennisales@hotmail.com
@dennisales
 
Francis Madson


Ator, diretor, performer, artista de dança e dramaturgo. Atualmente está cursando duas graduações: teatro e dança, pelas Universidades de Brasília (Unb) e do Estado do Amazonas (UEA), respectivamente. Com uma carreira artística completa de experiências compensatórias, por seu trabalho de criação artística vasto, já foi citado em revistas do Galpão Cine Horto - Subtexto -, de Minas Gerais, além de ter estudado com artistas de renome nacional e internacional da dança e de teatro. Todo o seu trabalho proporcionou-lhe, inclusive, a participar da elaboração e coordenação de eventos, lhe rendendo capacitação e experiências para fazer parte da coordenação de festivais, seminários, debates e outros. Participa da Cia. Cacos de Teatro

Contato:filhodolouco_3@hotmail.com
@cortexpodre

Vitor Lima


Amante da sabedoria, ator e editor deste blog. Integrante da Cia. de Ideias, onde atualmente atua no espetáculo Auto do Rei Leal. É acadêmico do curso de Direito da UFAM.

Contato:
lima.vitoor@hotmail.com
@lima_vitoor


A ideia do Teatro Comentado é trazer artistas jovens para falar sobre as artes em Manaus. Dos melhores, trouxemos três. Esperamos que vocês reflitam conosco.



Vitor Lima, editor